HIKVISION COLORVU

A Hikvision lançou no ano passado uma nova linha de câmeras com foco em funcionamento em ambientes de baixa luminosidade. As câmeras ColorVU chegarão ao país de acordo com um planejamento da empresa para cada modelo e por isso, apesar de existirem tanto modelos analógicos quanto modelos IP na linha, até o momento de edição deste texto somente os modelos analógicos estavam disponíveis na cadeia de distribuição.

Iluminação
A principal característica que se pode notar ao visualizar uma câmera
ColorVU é a ausência de LEDs de infra de qualquer espécie. A câmera dispõe de um LED de luz branca que pode ser acionado quando o ambiente tiver um nível de iluminação insuficiente para a exibição das imagens coloridas, com uma aplicação parecida com a dos LEDs de infra. Entretanto este LED não está limitado à este funcionamento e pode ser desabilitado quando desejado, bem como ter seu modo de operação alterado. TEXTO SOBRE O MODE 1 E 2.

Lentes
O LED de infra vermelho ter sido abolido desta linha é uma consequência natural de suas novas tecnologias. A Hikvision trouxe lentes com uma abertura de f/1.0 e no que se refere à fotografia quanto menor o número deste parâmetro maior é a abertura. Este índice funciona como a indicação de uma conta matemática aonde o “f” informa o tamanho da abertura da lente em relação à distância focal. Assim uma abertura de f/1.0 em uma câmera com distância focal de 2.8 mm indicaria a abertura de 2.8 mm (2.8 / 1). Para exemplificar a diferença entre as câmeras mais comuns no mercado de CFTV hoje é só fazer a conta com os mesmos parâmetros, mas com a abertura em f/2.0 o que nos resulta em uma abertura de 1.4 mm (2.8 /2).

E qual o resultado desta abertura maior ? Maior exposição e consequente maior captação de luz. Assim a luz mas tênue ou distante consegue ser captada pelo sensor. Para os interessados nos pormenores dos benefícios e contra pontos de abertura de lentes sugerimos, mais uma vez, a visita à sites com foco em fotografia.
Aqui temos três exemplos de como a incidência de luz influência na imagem captada. Importante informar que para estes testes a luz branca do LED da ColorVU foi desabilitada.
A primeira imagem trás mostra o ambiente iluminado pela luz emitida pelo próprio monitor instalado no DVR em um horário matutino aonde a claridade do dia, mesmo sendo indiretamente aplicada, ajuda na captação da imagem.

Ambiente com Luz de Monitor e luz indireta do Sol.

Nesta segunda imagem não temos a luz do monitor e nem mesmo a luz indireta do dia. As únicas luzes do local são provenientes de LEDs indicativos de ligado dos aparelhos presentes no ambiente e do infra da câmera Hilook usada para comparação. A câmera ColorVU não sofreu nenhum ajuste ou configuração para aperfeiçoamento de imagem.

Ambiente somente com luz de LEDs indicativos e infra da Hilook. Sem ajustes na ColorVU

A terceira imagem trás o ambiente iluminado somente pelos LEDs, infra e a claridade indireta do dia.

Ambiente iluminado por LEDS indicativos, infra e claridade indireta do dia.

É distinto o resultado de acordo com o contexto de iluminação do ambiente para as ColorVU mesmo sem que não seja feito nenhum ajuste em suas funções de WDR, DNR e etc.

Além destas vantagens as lentes das câmeras ColorVU possuem revestimento anti-reflexão e a lente é feita com vidro de dispersão ultra baixa permitindo que aqueles efeitos de reflexão que encontramos em situações de iluminação direta sobre a lente sejam minimizados, bem como ampliem a nitidez e cores realísticas com o contexto da imagem.

Câmera ColorVU Câmera Comum

Em ambientes externos os resultados são tão elucidativos quanto em ambientes internos. E mesmo sem qualquer configuração adicional a ColorVU apresentou imagens coloridas no ambiente testado em todo o tempo em que permaneceu ligada em testes.

Ambiente externo com iluminação de rua à noite.
Ambiente externo com iluminação do dia.

Funcionalidades

O modelo enviado para testes foi o DS-2CE10DFT-FC que possui um Menu acessível através dos controles PTZ de DVRs ou do navegador.

As opções do menu permitem o ajuste de parâmetros como WDR, AGC, BLC, HCL e diversos outros. Tais ajustem devem ser sempre feitos no local de instalação para que os contextos de luminosidade possam ser avaliados.

Estão presentes, à exemplo do que ocorre em vários outros modelos low light e ultra low light da marca, máscara de privacidade, detecção de movimento e também o DPC (Correção de Pixel Defeituoso).

CONCLUSÃO

Se nós já gostamos das conhecidas “D8T” (apelido dado a partir do modelo das ultra low light) da Hikivision é evidente que com este modelo não seria diferente. O equipamento ficou mais de 30 dias conosco e além da fácil instalação, comum a qualquer outra câmera analógica, nos propiciou uma série de testes de aplicação prática. Testes tão variados de luminosidade e aplicação que realmente ficou difícil escolher o que apresentar. E isso nos fez optar pelo básico que qualquer instalador poderá repetir com o equipamento em suas mãos. Infelizmente os resultados de imagens ficam sujeitos ao equipamentos que os exibe e portanto cada dispositivo poderá apresentar resultados distintos. Entretanto esperamos ter mostrado a porta que poderá levar à um número considerável de opções de instalação.

Novos modelos da linha ColorVU estão prometidos para este ano ainda e aguardamos ansiosos, principalmente pelas IP.

Deixe um comentário