GIGA STARVIS – GS0052

A GS0052 vem acondicionada em caixa com manual, conjunto de parafusos com buchas e uma pequena chavem Allen para o sistema de posicionamento da câmera. O manual não conta com nenhuma instrução de configuração ou uso, somente instruções de montagem e especificações técnicas.

Menu GS0052

Entre as primeiras opções de menu esta a configuração de linguagem. O modelo da Giga é o que mais linguagens apresenta e o único que apresenta o português como opção.

O menu AE (Abertura e Exposição), além de apresentar as opções de controle de brilho e BLC, trás o controle de disparo e um controle de ganho analógico e digital. Estes controles permitiram agir sobre a qualidade da imagem (ganho) e sobre a velocidade de disparo do obturador, o que define como serão capturados objetos em movimento pela câmera.

O menu WB (Balanço de Brancos) é simples e traz o controle automático e o manual. Este último bastante específico em seu uso pois só apresenta o controle de ganho para as cores vermelha e azul.

O menu Day Night é o que guarda os controles sobre o objetivo principal do dispositivo, permitindo a configuração para os modos Automático que permite que a câmera opere como uma câmera HD comum, Color que responsável por manter a imagem da câmera em cores com os níveis mínimos de luz aceitáveis. BW que define a operação em preto e branco e a opção EXT que configura a câmera, até aonde pudemos constatar, para o que seria uma operação externa. Não pudemos verificar nenhum efeito distinto da configuração Color e não encontramos maiores descrições sobre esta opção na documentação do site ou do dispositivo.

O menu Image Enhance traz os controles sobre contraste, sombreamento, ganho de cor e 3DNR da câmera. O 3DNR é responsável pela redução de ruídos na imagem.

O menu video setting apresenta os controles sobre o modo de vídeo, formato de imagem HD e o WDR. Duas destas opções noas chamaram a atenção. O controle de WDR que é distinto dos controles de BLC, e a possibilidade de selecionar o formato de imagem HD. Este é o único dispositivo do teste que pode ser classificado como multi formato.

TESTES E RESULTADOS

O primeiro teste foi feito em ambiente fechado com as configurações de fábrica. E a câmera apresentou uma imagem condizente com o restante de equipamentos da fabricante. Não fosse a ciência da equipe que o equipamento era um Ultra Low Light não se atestaria qualquer diferença.

AMBIENTE FECHADO

GS0052 – Ambiente Fechado – Configuração Padrão – Luz ambiente durante o dia.
GS0052 – Ambiente Fechado – Configuração Padrão – Luz ambiente durante o final de tarde.
GS0052 – Ambiente Fechado – Configuração Cor – Luz artificial próxima à noite.

Neste tipo de ambiente a diferença entre a necessidade de luminosidade entre os equipamentos ficou evidente. Seguindo nossa metodologia de aplicar algo prático conseguimos verificar que somente com uma lâmpada
que fornecia luminosidade em um ambiente contínuo na distância de aproximadamente 8 metros da posição das câmeras  foi possível obter uma imagem com qualidade semelhante às demais câmeras do teste. 

A imagem conseguida neste teste objetivava a melhor visualização e maior fidelidade das cores. As correções feitas na imagem pela câmera removeram a nitidez dos traços e detalhes da imagem produzindo uma imagem mais opaca, mas permitiram uma visualização clara do ambiente.

AMBIENTE EXTERNO A NOITE – BOA ILUMINAÇÃO

Nestes próximos testes procuramos tratar exclusivamente os objetivo principal deste tipo de equipamento. Tratamos de ambientes externos com boa iluminação e pouca iluminação.

Fotografia do local

Como nos testes anteriores os dispositivos foram “resetados” para os padrões de fábrica para fornecer uma base de comparação do próprio dispositivo com as alterações necessárias.

GS0052 – Ambiente Externo – Boa iluminação – Configuração Padrão – Noite.

E o que pudemos perceber foi que, dadas as condições de iluminação do local, a câmera não teve seu infra acionado, embora tenha produzido uma imagem com brilho elevado dando um aspecto de luminosidade que não era o real a câmera apresentou uma imagem colorida. 

GS0052 – Ambiente Externo – Boa iluminação – Configuração Cor – Noite

Feita a configuração para operação em modo Cor conseguimos uma imagem mais próxima da realidade do local, obtendo maior detalhamento dos objetos. 

GS0052 – Angulo superior configurada para visualizar pontos mais escuros da imagem.

AMBIENTE EXTERNO – POUCA ILUMINAÇÃO

Esta foi a prova de fogo à que submetemos as câmeras do teste. O local alvo de nossa captura de imagens é uma área de galpões de empresas que permanecem na escuridão durante a noite. A iluminação mais próxima é obtida de locais há mais de 100 metros de distância.

Fotografia do local

Não esperávamos obter um resultado em que a imagem produzida fosse algo semelhante com o obtido no teste em local iluminado. Nosso objetivo foi ver quais resultados conseguiríamos alcançar com o dispositivo sob este tipo de situação.

GS0052 – Configuração Padrão – Local pouco iluminado

Seguindo a metodologia do teste, “resetamos” a câmera e com isso obtivemos a imagem do dispositivo com o infra ativado. Como esperado uma imagem em “preto e branco” de boa qualidade que permitia-nos ver bem os telhados dos galpões.

GS0052 – Configuração Cor – Local pouco iluminado

Com o objetivo de visualizar o melhor possível o local conseguimos uma imagem com cores mas com brilho alto e baixa definição de detalhes. Com o trabalho nestas condições de iluminação e configuração, apesar de não haver movimento de objetos, em uma observação mais próxima da filmagem produzida, ficava evidente o trabalho de correção efetivado pela câmera pois era possível ver a alternância de tons dos pixels da imagem.

CONCLUSÕES

A STARVIS GS0052 apresenta opções muito interessantes como por exemplo o controle manual do obturador, a utilização do WDR e BLC ao mesmo tempo, controles de ganho analógico e digital e o controle manual do disparo do obturador. Estas opções são bastante úteis para o profissional que tenha conhecimento de fotografia.

A luminosidade exigida para a operação em cores em ambientes com pouca iluminação foi algo que consideramos que podia ser melhor. O próprio fabricante possui modelos, a GS0027 por exemplo, que apresentam os mesmos requisitos de luminosidade. 

Outro aspecto que constatamos foi o brilho excessivo que deram tons levemente opacos às imagens quando as configurações padrão eram selecionadas ou quando havia a necessidade de configurar a imagem para visualizar áreas menos iluminadas das imagens. Esta última característica também foi notada nas demais câmeras testadas, mas em um grau bem menor.

A STARVIS GS0052 é uma boa opção quando a fonte de luz que dá luminosidade ao ambiente a ser filmado não esta muito distante e tem boa potência, produzindo imagens de boa qualidade com boa definição de detalhes. Em ambientes que a luminosidade é baixa e distante os resultados foram satisfatórios para os que desejam imagens coloridas sem a exigência de maior definição.

Deixe um comentário