CÂMERAS ULTRA LOW LIGHT

Há no mercado de monitoramento um tipo de equipamento que se destina à captar imagens coloridas com qualidade mesmo em ambientes de baixa luminosidade. Esta tecnologia esta disponível em alguns fabricantes e neste teste analisaremos as características de três modelos de dois fabricantes distintos.

Para entendermos estas definições corretamente é preciso conhecer algumas informações sobre óptica no trato da iluminação.

Lumens, Candela e Lux

LUMENS e LUX

Lumen é unidade de medida do fluxo luminoso (feixe de luz) com a intensidade de uma candela. O lumen está ligado a capacidade de se emitir luz. Uma vela, por exemplo, emite em média 12,5 lumens.

Lux é a unidade de medida que indica o fluxo luminoso (lumens) que incide sobre uma superfície à uma determinada distância. Traduzindo para uma definição menos técnica e mais popular é a medida que quanto daquele feixe luminoso consegue atingir o local desejado. A mesma vela, citada anteriormente, nas condições corretas produziria 12,5 lux no espaço de 1 metro quadrado ao redor da vela.

É importante reforçar a informação que a luminância não será a mesma em todos os pontos do ambiente. Refração de objetos e outros aspectos interferem diretamente na propagação da luz. Então, no contexto do CFTV, a avaliação que deve ser feita é no ponto aonde será fixada a câmera.

Câmeras HD comumente comercializadas hoje em dia apresentam em suas especificações a informação de 0,1 Lux como a luminância necessária para que apresente suas imagens. Fazendo as estimativas aproximados teríamos algo como uma vela acesa há 10 metros para que a câmera tivesse imagens.

ULTRA LOW LIGHT

A definição de Ultra Low Light é dada pelos fabricantes dos equipamentos. Desta forma a Giga Security também classifica a GS0052 Starvis, participante desta análise, de Ultra Low Light.  Entretanto há uma diferença considerável nas informações prestadas pelos fabricantes que colocam os equipamentos em níveis bastantes distintos de iluminação para obtenção de imagens. A Giga Starvis GS0052 apresenta em sua documentação a informação que necessita de 0,01 Lux, enquanto os dois modelos da Hikvsion indicam em suas documentações números 50% menores dos necessários da Starvis.

DEFINIÇÕES E CONCEITOS

Para entendermos corretamente as funcionalidades e possibilidades destes tipos de equipamento, e para podê-los usar corretamente sem “apanhar” para configurá-los é preciso conhecer definições e conceitos do mundo do CFTV e da fotografia. Desta forma vou relembrar os conceitos necessários para a operação destes equipamentos de uma forma resumida e deixar aqui links para um estudo mais aprofundado.

ABERTURA

Tipos de Abertura

É o que define a quantidade de luz que entrará na câmera até o sensor. Quanto maior for a abertura, mais luz é captada. Ambientes com pouca luminosidade pedem uma abertura maior enquanto que ambientes muito iluminados uma abertura menor.

EXPOSIÇÃO

Imagens com tempo de exposição em diferentes configurações

É o que define a quantidade de luz captada pelo sensor da câmera. É regulado pela abertura. Quanto maior for a exposição mais clara a imagem ficará proporcionalmente à luminosidade existente no ambiente.

Na foto vemos seis níveis distintos de exposição. Os dois primeiros com pouca, os dois segundos com média e os dois terceiros com muita exposição.

AGC

Automatic Gain Control – Um circuito encontrado em vários tipos de equipamentos que tem por finalidade manter a qualidade do sinal recebido. Com o AGC ativado busca-se uma melhora no sinal de vídeo captado em lugares com baixa iluminação. É importante alertar que a ativação do AGC pode em determinadas circunstâncias gerar ruído de fundo nas imagens.

AWB

Automatic White Balance (Balanço automático de Branco) – Tem como objetivo tratar as cores que não refletem corretamente a imagem real. Está atrelado à conceitos de luz fria ou quente.

BLC

Back Light Compensation (Compensação de Luz de Fundo) – Procura proporcionar de forma automática a compensação do nível de luz de fundo de forma que os objetos ou pessoas não fiquem ofuscados.

OS TESTES

Os objetivos deste são verificar as funcionalidades dos equipamentos e a aplicação destes em ambientes distintos. O primeiro ambiente é o fechado com luz artificial distante, o segundo é o ambiente externo com iluminação de rua e o terceiro é o ambiente externo sem iluminação próxima.

Conscientes de que vários aspectos influenciam nos resultados procuramos implementar situações de iluminação diversas e variações nas condições da instalação em si, para obter resultados diferentes nas imagens e perceber suas influências.

Apresentaremos como fonte padrão de comparação dos ambientes externos a fotografia tirada por uma câmera fotográfica digital.

O material aplicado no teste foi selecionado com o mais comumente encontrado no mercado. Cabeamento coaxial de 4mm com alimentação, DVR Hikvision e fonte de alimentação de 10 A com conectores padrão P4 por parafuso e BNC por parafuso. Porque deste material bem básico ? Para ter exatamente o que qualquer um pode encontrar em qualquer distribuidor. Para testes mais apurados de qualidade de imagem usamos cabeamento Betacavi com conectorização Betacavi e fonte MCM de 5 A.
As imagens foram armazenadas em um HD Skyhawk de 1 TB instalado no DVR.

ANÁLISES

Especificações e funcionalidades

CONCLUSÃO DO TESTE

As três câmeras testadas cumprem o que prometem, mas é importante saber o que se propõem a fazer e os dois fabricantes, apesar de nomear seus equipamentos de Ultra Low Light, não prometem as mesmas coisas.

O equipamento da Giga é eficiente e em ambientes que atendam suas necessidades mínimas de luminosidade entrega uma imagem de qualidade, pecando somente no excesso de brilho que deixa muitas vezes a imagem opaca. Tem características distintas e muito bem vindas como a capacidade de adaptação à tecnologia HD, dentre outras já enumeradas. Sendo bem empregado no ambiente correto apresentará bons resultados aos seus usuários.

As câmeras da Hikvision justificam a presença da empresa no topo do ranking mundial do mercado de monitoramento. Suas funcionalidades de detecção de movimento e privacidade são um plus para a o objetivo principal dos dispositivos, que é cumprido com maestria. Sentimos que poderia ajudar muito o controle de disparo do obturador para ambientes aonde há objetos e pessoas que se movam mais rápido que um simples caminhar na noite. As duas câmeras da Hikvision foram capazes de entregar imagens que atenderiam todas as necessidades de alguém que buscasse um equipamento que lhes propiciasse “ver” em ambientes com iluminação baixíssima. Somente as câmeras com tecnologias como a Darkfighter seriam capazes de apresentar resultados melhores.

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